Saúde na mesa
Saúde na mesa

Conheça oito alimentos que ajudam a saúde e manter imunidade na Temporada de outono-inverno.

A chegada dos climas mais amenos eleva as chances de contrair doenças respiratórias. A combinação de ar seco e frio e a variação de temperatura é responsável por baixar a imunidade do corpo. Por isso a saúde precisa de uma atenção redobrada!

Em entrevista, a nutricionista Paula Vasconcelos, da Nature Center, explica que uma alimentação balanceadas auxiliará na manutenção da imunidade alta. As refeições devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitamina C. A ingestão de líquidos ajuda na hidratação e evita que as vias aéreas fiquem ressecadas e forme feridas, que são portas de entrada para doenças. Associado a isto, alimentos funcionais também podem reforçar a proteção do organismo por reunir muitos destes componentes importantes para manutenção da imunidade.

Confira uma lista de alimentos que ajudam a manter a imunidade alta.

· Oleaginosas

Castanha do Pará, pistache e amêndoa são alimentos ricos em selênio, substância antioxidante, e em gordura mono e poli-insaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL). Além disto, evita hipoglicemia.

· Alho

Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado ou cru. Ainda há a opção do óleo de alho em cápsulas.

· Chá verde

Pessoas que bebem chá verde têm imunidade fortalecida. Isto ocorre porque o chá contém uma propriedade que impede que vírus e bactérias de se instalarem nas paredes celulares.

· Peixe

Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão e que é um grande aliado do sistema imune, além de prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas não gostam de peixe, mas ômega 3 pode ser encontrado em alimentos funcionais, como o Óleo de Peixe.

· Cogumelo Shitake

Este cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.

· Frutas cítricas

Limão, laranja, kiwi, tangerina, acerola, entre outros, são ricos em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.

· Gengibre

Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido ao princípio ativo gengirol, melhorando o sistema imunológico.

· Batata yacon

Rica em fibras, estimula a flora bacteriana intestinal, o que aumenta a imunidade do organismo. Ela também reduz os níveis de glicose no sangue.

Além de ingerir alimentos que fortalecem a imunidade e evitar hábitos que podem facilitar o trabalho de vírus e bactérias, é importante também evitar alimentos e rotinas que podem baixar a imunidade: Exercícios são ótimos para o organismo, mas a prática com alta intensidade e de alta duração podem fragilizar o sistema imunológico. Consumo regular de açúcar, sobretudo o refinado, prejudica o sistema imunológico, pois enfraquece a capacidade das células brancas, responsáveis por destruir as bactérias. A ingestão de gordura faz com que a atividade das células protetoras seja reduzida, comprometendo o sistema imunológico. E lembre-se: dormir bem é essencial para manter a saúde. A falta de sono e noites mal dormidas aumentam o nível de estresse, reduzindo a imunidade natural do organismo.

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