Maio: Mês das noivas
Maio: Mês das noivas

Foi dada a largada para o Mês das Noivas!

Você sabe o porquê Maio é considerado o mês das noivas? Segundo matéria publicada no site casar.com “pouca gente sabe, mas a tradição dos casamentos no mês de maio é milenar e tem origem na Astrologia e nos cultos pagãos da Antiguidade.

No Hemisfério Norte, a primavera chega ao seu ápice, marcando a passagem do Sol pelo signo de Touro, cuja simbologia está fortemente relacionada à fertilidade. Com o clima ameno e a natureza exuberante nessa época do ano, diversas tradições pagãs da Antiguidade também comemoravam o Beltane, festival que promove o casamento cósmico entre o masculino e o feminino. Nascia assim, há milhares de anos, a tradição de unir casais durante o mês de maio.

Sob a influência de Touro, as uniões nascem com estabilidade, solidez e consistência. Como signo governado pelo planeta Vênus, regente do amor e da beleza, Touro também deixa o astral com um toque sensual, favorecendo uma lua de mel ainda mais quente e romântica. Aliás, é dessas tradições pagãs que também derivam diversos hábitos das bodas que persistem até os dias de hoje.

Esse é o caso dos arranjos de flores, das guirlandas, das tiaras com motivos florais e até do buquê da noiva, por exemplo. Eles estão presentes, há milênios, nas cerimônias de casamento como representação de fertilidade, sendo 10incorporados posteriormente na tradicional celebração cristã que recebe a noiva na porta igreja. E, como a época é de fartura, as festividades da Antiguidade também não poupavam nas comidas e bebidas.

Era bastante comum que se cozinhasse em fogueiras grandes, onde eram preparados quitutes dos mais variados, que depois eram arrumados e decorados com muitas fitas e adereços. Aliás, na festa de Beltane, também era tradição que os convidados degustassem um bolo de aveia ou cevada como parte do ritual. Tínhamos aí o precursor do bolo de casamento. E ainda sobre o assunto, uma novidade incrível diretamente do mundo da moda.

No fim de abril, a cidade de Nova York apresentou as novidades do segmento de noivas na Bridal Week, com desfiles de inúmeras marcas importantes do segmento e inspirações a tempo do mês das noivas.

Cada vez mais requisitada para casamentos, a grife Christian Louboutin marcou presença no evento e mostrou toda a exuberância, delicadeza e originalidade de seus sapatos. Na apresentação de Jenny Packham, marca queridinha das noivas, o modelo Follies Strass foi a estrela: um dos hits de Christian Louboutin, o scarpin transparente com aplicações de strass trouxe a feminilidade e o ar lúdico que a coleção pedia.

Mais opulenta e com silhuetas inusitadas, a linha de Naeem Khan foi outro destaque da Bridal Week. Para complementar os vestidos volumosos e jumpsuits elaborados, dois sapatos Christian Louboutin foram escolhidos: o peep toe de cetim Cross Me e uma ankle boot inteiramente bordada, imprimindo ousadia à produção bridal. Outros modelos da marca também prometem fazer a cabeça (e os pés) das noivas nesta temporada, entre novidades e clássicos, para as mais ousadas ou românticas.

Veja também: